Você deseja saber como retirar uma certidão de imóvel no estado do Acre? O trabalho que inclui o processo de adquirir uma certidão de imóvel inclui atividades como o processo de compra e venda de uma propriedade. Mas, afinal, quais cuidados devem ser tomados?
A cautela deve ser seu melhor aliado no momento da compra de um imóvel
Alguns cuidados devem ser tomados durante o processo da compra de um imóvel. Nessa situação, o documento que comprova a existência dele é o seu melhor aliado. Isso porque será na certidão que será possível encontrar as informações necessárias sobre a propriedade. Esses dados incluem registros e averbações.
Desse modo, com a certidão de imóvel, você pode evitar futuros problemas ou frustrações. O ideal é que você solicite uma certidão com, no máximo, 30 dias de expedição. Após esse período pode ocorrer alguma atividade que não foi relatada.
Como solicitar uma certidão de imóvel?
O processo para obtenção da certidão deve incluir informações como o cartório em que foi realizado, já que o documento também pode ser utilizado para solicitar empréstimos no banco, instituições financeiros e também, como já dissemos, no processo de compra e venda do imóvel.
No Cartórios no Acre é possível obter a Certidão de Imóvel. Para isso basta informar qual certidão deseja e, após clicar na opção “imóvel”, informar sobre qual dos tipos você deseja – matrícula, transcrição ou vintenária. Com essas informações nós faremos uma busca e emitiremos o documento, que pode ser entregue de forma eletrônico (em formato PDF disponibilizado por e-mail) ou por meio físico, através dos Correios.
O documento só é adquirido após o pagamento de ITBI
Pouca gente se lembra, mas a Certidão de Imóvel só pode ser obtida após o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O valor desse imposto é definido de forma municipal, podendo variar de cidade para cidade.
Além disso, outro passo importante é a lavratura do imóvel, obtida através da escritura da propriedade – que funciona como um certificado de compra e venda – e que deve ser realizada por um tabelião, e que celebrará o novo contrato entre o atual proprietário e o futuro.
Quanto custa uma certidão de imóvel?
O custo de uma certidão pode variar de acordo com o município. No estado do Acre contamos com 36 cartórios subdivididos para atender a todos os assuntos relacionados à imóveis.
O valor varia também de acordo com o valor total do imóvel. Na maior parte das cidades, o valor para obtenção do documento é 2% o valor venal do imóvel, que nada mais é do que uma estimativa que o Poder Público coloca sobre o preço dos imóveis e outros bens em específico.