Você deseja obter uma certidão do Acre, mas não mora lá? Ou mesmo o contrário: você mora no Estado, mas precisa de um documento localizado em outro Estado? A certidão online surge como uma opção para quem deseja ter mais agilidade nas atividades que envolvem o processo cartorial.
Isso ocorre porque a certidão online possui a mesma validade do documento. A certidão é entregue em formato PDF, por meio de endereço eletrônico. Entretanto, ela não pode ser utilizada fora do ambiente virtual. Assim, uma boa opção para quem deseja rapidez na solução dos problemas é solicitar os dois modos. físico e virtual, sendo que um será entregue através dos Correios e o outro por e-mail.
É possível ter diversos documentos digitalizados
Atualmente o Estado do Acre fornece diversos tipos de certidão no formato digital. Dentre os principais estão: nascimento, óbito, protesto, imóvel, procuração e escritura, que devem ser escolhidos de acordo com o tipo específico para cada um deles.
Uma atividade que traz maior rapidez ao processo de entrega da Certidão é informar em qual cartório foi realizado o registro. Dessa forma, a busca pelo documento se torna mais rápida e o processo de emissão da nova certidão acaba sendo mais rápido.
Não sei em qual cartório meu documento está. E agora?
Uma alternativa para caso haja dúvidas sobre em qual cartório foi realizado o registro é assinalar a opção “Não sei”. Ela costuma estar disponível no portal eletrônico da solicitação. A partir dessa alternativa será realizado uma pesquisa por região, a fim de identificar qual o cartório em que a Certidão está disponível.
Dicas
Ter em mãos os documentos que você precisa emitir a segunda via é uma alternativa para quem deseja estar com os documentos o mais rápido possível. Além disso, algumas dicas são essenciais:
- Apresente informações precisas;
- Não se esqueça de apresentar todos os dados pessoais;
- Esteja em contato;
- Leia bastante as instruções disponíveis – elas auxiliam a ter noção dos prazos e requisitos.